tecsa

COLETA DE MEDULA ÓSSEA EM PETS
O local de mais fácil acesso e com maior chance de sucesso na coleta de material medular são o úmero e/ou a crista ilíaca do paciente, mas isso pode variar de acordo com o tamanho e score corporal do paciente.
O externo também pode ser utilizado, porém neste caso o domínio da técnica pelo coletador precisa ser maior, para garantir que material um medular representativo e de boa qualidade seja obtido..
No caso da coleta pelo úmero é necessário aprofundar a agulha até a parte proximal da diáfise, para que a região que contem o material medular seja atingindo, caso contrário o material coletado será apenas sangue dos sinusoides medulares levando a um resultado inconclusivo.
É importante também escolher o calibre correto de agulha de acordo com o tamanho do paciente. Normalmente são utilizados os calibres de 12G a 16G com mandril específicos para aspirado de medula óssea, o que evita entupimentos por aspiração de material ósseo e presença de artefatos nas lâminas. Dê preferência para seringas de 10 ou 20 mL elas produzem maior pressão negativa, facilitando a coleta do material.
Após fixar a agulha e remover o mandril acople a seringa já com o anticoagulante (use na proporção de 0,5mL de anticoagulante para cada 1mL de medula óssea coletada). Esse detalhe ajuda a evitar coagulação do material.
Caso perceba que a aspiração foi improdutiva tente recolocar o mandril, aprofundar a agulha e aspirar novamente.

CONFECÇÃO DE LÂMINAS DE AMOSTRA DE MEDULA

A medula óssea é bastante gordurosa e vem acompanhada de estruturas semelhantes a fibrina, que são na verdade as espículas formadoras de colônias celulares. Estas são muito importantes para a avaliação da medula óssea e hematopoiese, então é importante que estejam presentes na lâmina confeccionada.
Após a coleta imediatamente providencie a confecção de lâminas colocando uma gota do material sobre uma lamina limpa, e com uma outra lamina deslize produzindo um squash, ou seja, uma extensão por espalhamento.
Na técnica de squash deve-se tomar cuidado para não aplicar muita força sobre o material, pois as células são muito frágeis e podem acabar se rompendo. Considerando que a medula óssea coagula rapidamente e o processo de degeneração é acelerado sugerimos que envie as lâminas já prontas (no mínimo três) acondicionadas em porta lâminas e sangue venosos em tubo com EDTA.

Área Restrita

 

Resultado dos exames

Verificação de Autenticidade de Laudos de Sorologia para Raiva

Authenticity Verification of Rabies Serology Report

Ou se tem alguma dúvida, fale conosco

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudar você?