tecsa

Para informações sobre exigências e documentação para viagem internacional de cães e gatos, consultar o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) no link abaixo:

FAÇA LOGIN NA ÁREA DO CLIENTE PARA O CADASTRO DA REQUISIÇÃO DE RAIVA 

Onde emitir o CVI

4 Passos Rápidos sobre a Sorologia de Raiva

Importante verificar as regras do país de destino aplicadas a cada passo. A Sorologia de Raiva é apenas uma das exigências para a viagem do animal, certifique-se de atender às demais requeridas.

Perguntas e Respostas

Sorológica de Raiva

O microchip é cadastrado no nome do tutor.
É aconselhável que esse tutor seja a pessoa que vai viajar com o Pet.
Caso contrário, essa pessoa deverá fazer uma procuração
para que outra pessoa possa viajar com o cão/gato.

Não. O laboratório veterinário tem que ser credenciado e autorizado pelo orgão responsável da União Europeia.

Esse período é exigido pela União Europia para assegurar que a resposta sorológica mensurada no teste de titulação seja realmente protetiva e não resultante de um processo infeccioso de raiva. Esse prazo funciona como uma quarentena. Países fora da União Europeia podem ter períodos de quarentena diferentes.

É importante certificar antes se o cão/gato já foi microchipado (padrão União Europeia) e que a vacina antirrábica tenha sido feita após a microchipagem..A coleta da amostra só pode ser feita após no mínimo 30 dias da vacinação ou em período dentro do prazo de efetividade da vacina antirrábica (12 meses).

MATERIAL:

1,0 mL de soro livre de hemólise e lipemia.

ARMAZENAMENTO:

Armazenar o soro em refrigeração por até 7-10 dias antes do envio. Para armazenamento por período maior, o soro deve ser congelado em -20°C (até 30 dias antes do envio).

 

ANIMAL:

Para a maioria dos países com exigência para sorologia de raiva, a vacinação antirrábica deve
ocorrer após implementação do microchip de identificação. De acordo com o MAPA, a amostra para o teste deve ser coletada pelo menos 30 dias após a vacinação ou dentro do período de efetividade da vacina anterior.

FORMULÁRIO ONLINE:

A requisição para o teste de sorologia de raiva pode ser acessada em link específico na Área Restrita (Área do Cliente). Após o preenchimento online, o arquivo final deve ser impresso,
assinado e carimbado pelo Médico Veterinário responsável e enviado junto com a amostra para o TECSA.

TEMPO:

A programação da viagem deve considerar resultado satisfatório no teste de sorologia de raiva (>/= 0,5 IU/mL) e o período de quarentena exigido pelo país de destino. Esse período referencia a data de coleta da amostra de sorologia de raiva como ponto de partida e, no caso de países da União Europeia, corresponde a 3 meses. É necessário aguardar esse intervalo para emissão do CVI (Certificado Veterinário Internacional) do animal. Pode haver variação desse tempo para outros países.

PRAZO DE ENTREGA:

7 dias úteis (liberação do laudo online). O laudo oficial é enviado por Sedex e deve ser considerado na apresentação ao VIGIAGRO (MAPA) para emissão do CVI, juntamente com os demais documentos exigidos.

JEJUM:

Recomendado jejum de 8-12h antes da coleta.

VIAGEM:

O exame Titulação de Anticorpos Neutralizantes para Raiva oferecido pelo TECSA é válido para União Europeia, Estados Unidos e vários outros países.

Guia Fácil - Viagem Internacional de Pets

Como conduzir a avaliação sorológica para Raiva? Titulação de Anticorpos Neutralizantes para Raiva (Método FAVN)

Área Restrita

 

Resultado dos exames

Verificação de Autenticidade de Laudos de Sorologia para Raiva

Authenticity Verification of Rabies Serology Report

Ou se tem alguma dúvida, fale conosco

Por favor, selecione o tipo de cadastro desejado:

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudar você?