Para informações sobre exigências e documentação para viagem internacional de cães e gatos, consultar o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) no link abaixo:
FAÇA LOGIN NA ÁREA DO CLIENTE PARA O CADASTRO DA REQUISIÇÃO DE RAIVA
Onde emitir o CVI
4 Passos Rápidos sobre a Sorologia de Raiva
Importante verificar as regras do país de destino aplicadas a cada passo. A Sorologia de Raiva é apenas uma das exigências para a viagem do animal, certifique-se de atender às demais requeridas.
Passo 1
Passo 2
Passo 3
Passo 4
Perguntas e Respostas
Sorológica de Raiva
O microchip é cadastrado no nome do tutor.
É aconselhável que esse tutor seja a pessoa que vai viajar com o Pet.
Caso contrário, essa pessoa deverá fazer uma procuração
para que outra pessoa possa viajar com o cão/gato.
Não. O laboratório veterinário tem que ser credenciado e autorizado pelo orgão responsável da União Europeia.
Esse período é exigido pela União Europia para assegurar que a resposta sorológica mensurada no teste de titulação seja realmente protetiva e não resultante de um processo infeccioso de raiva. Esse prazo funciona como uma quarentena. Países fora da União Europeia podem ter períodos de quarentena diferentes.
É importante certificar antes se o cão/gato já foi microchipado (padrão União Europeia) e que a vacina antirrábica tenha sido feita após a microchipagem..A coleta da amostra só pode ser feita após no mínimo 30 dias da vacinação ou em período dentro do prazo de efetividade da vacina antirrábica (12 meses).
MATERIAL:
1,0 mL de soro livre de hemólise e lipemia.
ARMAZENAMENTO:
Armazenar o soro em refrigeração (entre 2 e 8°C) antes do envio. Lembrando que a amostra deve chegar ao TECSA em até 15 dias após a coleta.
ANIMAL:
Para a maioria dos países com exigência para sorologia de raiva, a vacinação antirrábica deve
ocorrer após implementação do microchip de identificação. De acordo com o MAPA, a amostra para o teste deve ser coletada pelo menos 30 dias após a vacinação ou dentro do período de efetividade da vacina anterior.
FORMULÁRIO ONLINE:
A requisição para o teste de sorologia de raiva pode ser acessada em link específico na Área Restrita (Área do Cliente). Após o preenchimento online, o arquivo final deve ser impresso,
assinado e carimbado pelo Médico Veterinário responsável e enviado junto com a amostra para o TECSA.
TEMPO:
A programação da viagem deve considerar resultado satisfatório no teste de sorologia de raiva (>/= 0,5 IU/mL) e o período de quarentena exigido pelo país de destino. Esse período referencia a data de coleta da amostra de sorologia de raiva como ponto de partida e, no caso de países da União Europeia, corresponde a 3 meses. É necessário aguardar esse intervalo para emissão do CVI (Certificado Veterinário Internacional) do animal. Pode haver variação desse tempo para outros países.
PRAZO DE ENTREGA:
7 dias úteis (liberação do laudo online). O laudo oficial é enviado por Sedex e deve ser considerado na apresentação ao VIGIAGRO (MAPA) para emissão do CVI, juntamente com os demais documentos exigidos.
JEJUM:
Recomendado jejum de 8-12h antes da coleta.
VIAGEM:
O exame Titulação de Anticorpos Neutralizantes para Raiva oferecido pelo TECSA é válido para União Europeia, Estados Unidos e vários outros países.